11 de mar. de 2008

"Falando de Amor" no jornal O DIÁRIO


CadernoDmais - Jornal O DIÁRIO - Domingo, 09 de março de 2008

Falando de Amor com a Persona

Cássio Peixoto

Campos possui apenas uma escola de teatro, a Companhia de Arte Persona. A Companhia e Escola de Teatro Persona está há anos em Campos formou atores e atrizes e continua dando a sua contribuição para o crescimento da cultura na cidade. No ano passado, dois trabalhos, um em parceria com outra companhia, e outro, idealizado pela Persona, ganharam todos os placos de Campos e região: Rir é o Melhor Remédio e a peça Melodrama. Segundo Décio Pessanha, divulgador e irmão da diretora da Cia, Tânia Pessanha, ainda há possibilidades, em 2008, de a peça Melodrama voltar a brilhar pelos palcos da região. A peça que teve boa repercussão é amparada pela lei federal, a Lei Rouanet. “Certamente viajaremos com Melodrama este ano também e também com outras peças como O Mistério da Feiurinha, por exemplo”, conta Pessanha.

Décio confirma que o presidente da Fundação Municipal Trianon relatou em recente entrevista: os espetáculos da Persona têm um público cativo e uma peça da Cia. é a certeza de casa cheia. “Existe um grande número de pessoas que acompanham os nosso espetáculos, conseguimos formar um bom público, mas ainda assim notamos que a quantidade de pessoas é muito maior quando o espetáculo é uma comédia”, conta ele que afirma ainda que só mesmo o nome de um ator famoso lota o Trianon por exemplo. “Dramas, musicais ou monólogos só enchem a casa quando feitos por atores renomados”, diz.

Este ano - O primeiro espetáculo da Cia Persona para 2008 já tem data marcada. Nos próximos dias 29 e 30 de março o Teatro Trianon vai receber o espetáculo Falando de Amor, uma peça que já foi apresentada em 2007, mas volta agora por conta dos 50 anos da Bossa Nova no Brasil. Falando de Amor - Delicado, Desafinado e Descompassado, fala das nossas raízes da nossa cultura tema que Décio afirma que não pode ficar de fora das apresentações da Cia. “Temos que fazer a nossa parte, não podemos deixar de coocar nos palcos um pouco das nossas raízes e um pouco da nossa cultura, ela precisa sempre ser revitalizada”, completa ele, que acrescenta ainda que as datas 23 e 24 de agosto também estão agendadas no Trianon para outro espetáculo da Cia. “Ainda não sabemos que espetáculo vamos colocar estamos estudando alguns”, diz. Para o final do ano as datas também já estão agendadas. A temporada 2008 da Cia de Arte Persona termina com espetáculos no dia 14, 15 e 16 de novembro.

Escola - A persona não é só uma Cia de Teatro, é também uma escola de atores e o número de bons jovens atores tem aumentado a cada dia. Segunda Décio, a Persona participa da formação completa do artista: teatro, dança e canto no mesmo curso. O número de pessoas que procuram a Cia. apenas por que sofrem de timidez crônica e medo de falar em público também é grande. Décio conta que muitos dos que chegaram apenas para curar a timidez hoje se transformaram em bons atores. “Recebemos muitas crianças que chegaram aqui e não conseguiam nem falar com os outros e hoje depois de muito tempo de trabalho já estão se relacionando bem melhor com o público e com todas as outras pessoas”, lembra Décio que aponta atores como Edwin Cunha e Davi Palmeira como bons talentos formados pela Cia.

Quanto? - A Cia de Arte Persona já abriu vagas para 2008 e os homens tem desconto nas mensalidades. “É difícil encontrar homens que querm ser atores e que querem ingressar no teatro”, explica Décio. Para se matricular na Persona não há limite de idade. A partir dos seis anos de idade e até onde houver limites para a imaginação. “Nós temos alunos que estavam na casa dos 70 anos e eram atores formidáveis, realmente não há uma faixa etária para ingressar na carreira artística, nunca é tarde”, finaliza ele.

Nenhum comentário: