31 de mai. de 2012

Vinicius Castro: Um acalento para os ouvidos mais apurados


Nascido em Recife, o jovem cantor e compositor Vinicius Castro mora no Rio de Janeiro, onde consolida sua carreira com várias parcerias. Os trabalhos do recifense, inclusive seu primeiro disco “Jogo das Palavras”, já tiveram destaques no Oi Novo Som e PalcoMp3, além de críticas positivas na Folha de SP, Revista Rolling Stone, Revista Backstage, entre outros.

Atualmente, o jovem está com um projeto virtual chamado “Som na Sala” que alia vídeo e música. Todo mês, um músico é convidado a fazer uma visita à casa de Vinicius para gravar uma canção inédita. Até agora, passaram pela sala de Vinicius as cantoras Luiza Salles (que mostra seu talento tocando violino), Aline Paes (vencedora do Prêmio Divas da Música Brasileira de 2010) e Julia Bernat (filha de Soraya Ravenle, que atuou em musicais como “Despertar da primavera”, e “Um violinista no telhado”).
No mês de abril, foi a vez da cantora Karla da Silva com a canção "Antes de amar-te". 



Um dos integrantes do portal O Globo, Rafael Soares, entrevistou Vinicius Castro que falou sobre o projeto “Som na Sala”.

RIO - O conceito é simples: uma câmera, um microfone e um convidado. O cenário também: uma sala de estar, com direito a sofá, mesa de centro, quadros na parede e muitos CDs espalhados pelos cantos. Já o resultado é surpreendente: 20 mil visualizações no YouTube em quatro meses. O projeto “Som na sala”, realização em conjunto do produtor e músico Vinicius Castro e do cineasta Daniel Terra, está em sua quarta edição e pode funcionar como um guia, em meio a enorme quantidade de material novo que a internet proporciona, para os menos iniciados nas novas caras da MPB carioca.
- É complicado delimitar uma cena carioca. Ela existe, sim. Mas é muito vasta. E o "Som na Sala" mostra isso. Julia Bernat, que participou em março, faz musicais, já Karla da Silva, que participa neste mês, tem um trabalho só com samba de raiz. Mas como há essa necessidade tão grande de classificação, as pessoas acham que não há uma cena. A cena existe, o que não dá para fazer é classificá-la. E isso é bom - opina Vinicius.
O projeto funciona assim: todo mês, um músico é convidado a fazer uma visita à casa de Vinicius para gravar uma canção inédita e tudo é registrado pela câmera de Daniel. Até agora, passaram pela sala de Vinicius as cantoras Luiza Salles, Aline Paes e Julia Bernat. Nesta edição, é a vez da cantora Karla da Silva juntar sua voz ao violão de Vinicius em "Antes de amar-te", uma adaptação de um soneto de Pablo Neruda feita pelo próprio músico. No mês de maio, nova surpresa: pela primeira vez, dois convidados - Thiago Amud e Mateus Xavier - vão ser filmados por duas câmeras.
- O formato é interessante porque pode ser compartilhado em redes sociais. Além disso, as pessoas têm a necessidade do visual, de ver como a música é feita - diz Daniel, responsável pela concepção visual dos vídeos. - Até agora, fizemos vídeos mais solares, alegres mesmo, pois as músicas pediam. Mas não é uma regra. Com a Karla da Silva foi o primeiro feito à noite, porque a música pedia que brincássemos com as sombras. A imagem é feita com base na música e a música é pensada conforme as imagens - diz. 
Se a iniciativa começou como um encontro despretensioso de amigos com talentos diferentes, os objetivos para o futuro são mais ousados: fazer o som da sala de Vinicius chegar a mais casas em todo o mundo e convidar músicos mais experientes para testar o formato.
- Recebo e-mails de gente de várias partes do Brasil querendo participar. Mas é a minha casa, sabe? É engraçado isso: gente da China e da Austália que vê os vídeos, conhece a minha sala! - brinca Vinicius, que não se faz de rogado quando perguntado sobre artistas que sonha convidar para o “Som na sala”: - Acho que o Rodrigo Maranhão e o Lenine se adaptariam muito bem ao formato intimista dos vídeos.


As atualizações são feitas sempre no último dia do mês. Hoje é dia de ver o que Vinicius preparou no mês de maio. Você pode acompanhar pelo canal do youtube: Som na Sala

Também apaixonado por literatura, Vinicius lançou, em 2011, o livro + cd infantil “O Sapo Distraído”. Há, ainda relacionado ao público infantil, o projeto CRIA que é uma banda cujo repertório inteiro é com músicas do Vinicius Castro e tem como objetivo tratar a criança como um ser pensante, mostrando o lúdico de uma forma inteligente. Uma das canções é “Dos pés à cabeça” que fisgou a criançada. 


“Vinicius Castro não tem limites, sua simplicidade musical permeia os ritmos na mais perfeita experiência auditiva. Um acalento para os ouvidos mais apurados.” (musicoteca)
 
 
Para ouvir as músicas do primeiro CD é só clicar aqui.

Por Thaís Peixoto.


Nenhum comentário: